sexta-feira, 27 de maio de 2016

Quando o nosso bebé não fica ao nosso lado...

Este é sem dúvida um assunto sensível... e que provavelmente ninguém espera que aconteça...

Pois bem, a minha bebé quando nasceu não ficou comigo.
Disseram-me que ia ficar na neonatologia 24h, mas acabou ser 6 dias!

É muito triste ver as outra mamãs com as suas crias, e nós ali sozinhas...

A partir das 8h30 da manhã eu podia ir para junto da bebé e ficar com ela até às 24h. O pai também podia estar.
A minha princesa nasceu no hospital público e por azar eu estava na última enfermaria, na última cama! Ou seja, era sempre a última a quem serviam o pequeno almoço... e eu cheia de pressa para ir para junto da princesa. As enfermeiras bem diziam às srªs que tinham de servir primeiro as mamãs que tinham os bebés na neo, mas elas distribuíam o pequeno almoço por ordem e queriam lá saber!
Mas pronto... ainda assim conseguia despachar-me relativamente cedo...

Fonte: http://www.tudodesenhos.com/d/bebe-na-incubadora


Nas primeiras 24h de vida da princesa não a deixaram mamar... queriam ver como reagia o intestino só com o soro, e depois é que introduziam o leite.
Quando ela tinha 23h de vida (era meia-noite), entrou ao serviço um médico que ao ver-me um bocado em baixo disse para eu experimentar dar a mama, a ver se ela pegava.
Ela "abocanhou-se" logo... acho que pela 1ª vez me senti "Mãe"!
Naquele dia fui para a enfermaria muito mais contente e animada... mas mesmo assim continuava com minhocas na cabeça...
Achava que os médicos não me diziam que ela tinha algum problema, porque pensavam que eu já sabia... enfim, só minhoquinhas na cabeça!
Nos dias seguintes eu passei a amamentar a todas, as mamadas do dia. Durante a noite davam-lhe biberão com leite materno (quando eu conseguia tirar o suficiente com a bomba) ou então o suplemento.
A minha bebé era quase a maior bebé que lá estava (nasceu com 3.120kg e 46cm)... os outros bebés eram na sua maioria prematuros, e por isso muito pequeninos! Ela esteve na incubadora 2 ou 3 dias e depois passou ara um berço. Ao fim de 4 dias disseram-me que eu ia ter alta. Que se a bebé ainda não ia ter alta já e por isso não se justificava eu continuar internada. A verdade é que tratando-se de um hospital público, até me deixaram lá ficar muito tempo, porque normalmente quando é parto normal só se fica 2 dias...

O dia que tive alta e vim para casa foi muito triste... vinha sem a minha bebé!
Já era triste, de noite, estar na enfermaria sem ela, mas sabia que ela estava ali no piso de baixo, e que se acontecesse alguma coisa me chamariam e eu estava logo lá. Agora em casa eu estava muito longe!!!
Nos dias seguintes (felizmente foram só 2), pouco antes das 9h já lá estava... as enfermeiras eram quase todas 5 estrelas, e já esperavam que eu chegasse para lhe dar a mama. Assim não tinham de lhe dar suplemento.
No dia que tive alta retiraram-lhe o soro, para ver como ela evoluía e se o intestino trabalhava certinho. Quando eu lá chegava perguntava sempre "então, fez cocó? Dormiu bem? Como é que ela se portou?" As enfermeiras respondiam sempre "está tudo bem mamã... são mesmo perguntas de mãe".
No dia que ela teve alta, de manhã já nos disseram que ela ia fazer um rx e que se estivesse tudo bem que ela teria alta. A pediatra perguntou "vieram preparados para a levar para casa?", eu apeteceu-me dizer-lhe "oh senhora drª, o ovo anda no carro desde o dia que ela nasceu à espera que nos digam que a podemos levar para casa!"
Ao final da tarde tive a melhor notícia - estava tudo bem e podia finalmente levá-la para casa!
Trouxe logo uma carta com a marcação de uma consulta para daí a 3 dias... eu pensei logo "não confiam mesmo em nós para tratar dela... já estão a marcar uma consulta para daqui a 3 dias!!!"
A chegada a casa foi uma excitação. Não dissemos a ninguém, além dos avós que ela ia para casa, para não termos logo toda a gente à espera.
Os avós só a puderam visitar 1 vez na neo, e por isso estavam em pulgas!
Nesse dia recebeu logo muitos mimos dos avós maternos (os paternos vieram só no dia seguinte).

Chegou a noite... a 1ª noite em casa! Um filme!

No próximo capítulo, o filme da "1ª noite em casa... as dúvidas!"

A terminar este post, partilho convosco um vídeo acerca de um bebé que nasceu muito prematuro. Já o vi imensas vezes, e continuo a emocionar-me na parte em que a mãe pega no bebé pela 1ª vez.



Fiquem bem!


Sem comentários:

Enviar um comentário