terça-feira, 31 de maio de 2016

Prazer da amamentação... ou não!

Amamentar, amamentar... é mais complicado do que parece!

A minha princesa não mamou da maminha logo que nasceu, como é aconselhado pela maioria dos pediatras. Talvez por isso, quando ela estava na mama, por vezes não sentia que ela estivesse a mamar. Usei mamilos de silicone para tentar facilitar a "pegada", mas mesmo assim ela devia mamar pouco... e deixava os meus mamilos cheios de gretas.
Uma vez estava a sangrar bastante, mas como a medica e as enfermeiras na neo diziam que se podia amamentar mesmo assim, eu dei-lhe na mesma... ela acabou por vomitar. Coitadinha... deve ter ficado nauseada.
No dia seguinte tive a consulta no hospital com a pediatra que lhe tinha dado alta da neo, e ela tinha perdido peso. A médica disse para lhe dar a mama e depois o biberão com suplemento.
Comprei o leite...
Ainda lhe dei leite AR algumas vezes, mas eu sentia as minhas maminhas doridas e cheias de caroços... achava que tinha bastante leite, e que ela não ganhar peso não era por o meu leite não ser nutritivo, ou pouco, mas sim porque ela não mamava (preguiçosa!!) Ela não "abocanhava" bem o mamilo!


As mamas não têm caudalímetro, é uma chatice!
Arranjei uma bomba e comecei a tirar com a bomba e a dar-lhe no biberão...
Ela nunca foi uma grande apreciadora de leite, ainda hoje não é, mas assim eu conseguia controlar melhor o que ela mamava.
Entretanto ela começou a vomitar em jato e a bolsar bastante após as mamadas... fui à pediatra e ela disse que podia ser refluxo. Receitou-lhe o Cinet, para dar antes 20min de todas as mamadas. Os vómitos em jato deixaram de ser tão frequentes, mas ela continuava a bolsar muito.
Sair de casa de carro era um filme... andávamos 100m, a 50km/h e lá vinha o leite todo para fora.

Conclusão, o aumento de peso dela foi sempre pouco, apenas o suficiente para se manter na curva dela (percentil 15). Ainda hoje está neste percentil. A partir do momento que lhe comecei a dar o leite materno no biberão nunca mais lhe dei o leite AR, e a pediatra dizia que como ela se estava a manter na curva dela, que poderia continuar a dar-lhe o LM em exclusivo.

Afinal o meu leitinho era mesmo bom! ela mamava tão pouco e bolsava tanto, e mesmo assim ganhava peso!!

Houve uma altura em que comecei a notar que estava com menos leite... não que não fosse o suficiente para ela, porque ela mamava pouco, mas estava a congelar menos.
Decidi comprar a bomba swing de medela e comecei a usá-la +/- de 2 em 2h para estimular.
Voltei a ter mais leitinho, o que me permitiu fazer as primeiras papinhas dela com o LM.

Usei a bomba até quase aos 11 meses... não foi fácil.. tinha os meus mamilos numa lástima... afinal desde que ela tinha pouco mais de 1 semana de vida que eu tirava com a bomba todo o leite que ela mamava!
Estava cansada de usar a bomba... já não podia ouvir aquele barulho (e ela até é silenciosa!). Para todo o lado que ia tinha de levar a bomba, os biberões, água quente para se fosse preciso aquecer um pouco mais o leite em banho-maria, enfim... era um bocadinho mais complicado... seria tudo mais fácil de ela mamasse directamente da maminha...
Desisti de amamentar no dia em que quando estava a tirar o leite saía mais sangue que leite. Foi a gota de água!... ou melhor de sangue!
Ela já tinha quase 11 meses, já comia outras coisas, e eu já não aguentava mais a "ordenha".
Será que fui má mãe por ter desistido? Talvez haja que considere que sim, mas na minha opinião ter aguentado 11 meses nesta vida já foi um sacrifício muito grande! Estou tranquila com a minha decisão.

Da "experiência" que foi amamentar, as conclusões que tiro são as seguintes:

  • A criança mamar nos primeiros instantes de vida deve ser muito importante para todo o processo (acho que isto foi determinante em tudo o que se seguiu)
  • Quando o bebé começa a usar o biberão, seja com suplemento ou com leite materno, habitua-se "à boa vida", e acho que fica cada vez mais difícil pegar na mama (pelo menos esta foi a minha experiência... depois que comecei a dar o LM no biberão ela deixou de sequer tentar mamar na mama, não se esforçava)
  • Quando o bebé não ganha peso não devemos achar logo que é o nosso leitinho que não é bom ou suficientemente nutritivo. Pode ser o bebé que não está a pegar bem na mama, ou então está a fazer de chupeta. Devemos procurar alternativas
  • A amamentação deverá ser um momento "bom" e não algo doloroso e que começamos a recear. Quando assim é deveremos pensar nas alternativas que temos.
Todas nós queremos o melhor para os nosso bebés, mas para lhe darmos o melhor temos de estar bem. Isso é fundamental!
Deixo abaixo uma imagem que acho que poderá ajudar futuras mamãs.


Sem comentários:

Enviar um comentário