segunda-feira, 6 de junho de 2016

O pesadelo das noites mal dormidas...

Quando engravidamos todas ouvimos aquela frase mítica: "aproveita agora para dormir, que depois não podes!"
Quando ouvia isto achava sempre que estavam a exagerar, que não devia ser assim... mas,14 meses após o nascimento da princesa, É MESMO ASSIM! ou pelo menos comigo foi e continua a ser!

A minha bebé sempre dormiu mal. No início não a conseguia adormecer antes das 2h da manhã, e mesmo assim ela às 5h-5h30 já estava acordada e depois os sonos eram de 30min no máximo.
Só por volta dos 3 meses é que consegui começar a deitá-la mais cedo, aí por volta das 24h.
E não era com o que ela dormia de dia, porque ela dormia 30min no máximo depois das mamadas, e nem em todas!
Sabem aquela sensação de "amamentei, pus a criança a dormir e agora tenho um tempinho para mim", não soube o que era isso durante muitos meses. Quando a deitava tinha de ir tirar leite para a mamada seguinte, e assim que tirava o leite, lavava os "utensílios" e afins, ela já estava acordada.
Aí por volta dos 5 meses comecei a conseguir que ela dormisse uma sesta maior... se eu estivesse lá deitada com ela.... e quando eu digo maior, era p'raí 1h.
As noites eram péssimas! Chegava a ficar ansiosa e stressada com o aproximar da noite.
Mas mesmo assim, quando em conversa com outras pessoas, quando dizia que ela fazia um primeiro sono de 3h e depois que era levantar de 30 em 30 minutos no máximo, ainda havia quem dizia "olha que 30min já não é muito mau" A sério!?!? sabem o que é estar a adormecer e acordar, voltar a estar a adormecer e voltar a acordar e isto durante 3-4h e todos os dias!?? Não minha senhora, isto é mau!

Dava banho antes de dormir, deixei de dar banho à noite, dava leite, deixei de dar leite, ia passear ao anoitecer com o carrinho, deixei de ir... enfim, experimentei tudo o que podia! Incluindo aqueles mezinhas que os nossos avós sabem, como pôr as calças do pai aos pés da cama com uma perna do avesso... enfim, nada resultava!
Fiz pesquisa e ouvi falar no Melamil. Falei com a pediatra e ela disse que o melamil era bom para a criança adormecer, mas que se a criança tivesse tendência a acordar durante a noite que isso ia acontecer na mesma. Que havia crianças assim, que depois lá para os 3 anos que costumavam mudar. 3 ANOS!!! Em Dezembro passado consultei uma Homeopata, especializada em medicina integrativa (natural e convencional). Ela disse o facto de ela dormir tão pouco podia estar relacionado com o stress da gravidez. Mandou-me tomar algumas coisas, incluindo omega 3 e dar melamil e biogaia à princesa. Na primeira noite que dei o melamil ela dormiu a noite toda! Pensei "é agora que isto vai ser"... mas foi sol de pouca dura, depois disso nunca mais dormiu assim.
Confirmou-se o que a pediatra disse... o melamil ajuda imenso a adormecer, mas depois ela acorda montes de vezes na mesma.



Resumindo: continuo a dar o melamil. Consigo deitá-la por volta das 22h. Ela continua a acordar "n" vezes durante a noite. Apesar de dizerem que se pode dar mais que as 4 gotas que vêm mencionadas na embalagem, eu só dou as 4... também não quero que a rapariga fique muito dependente do melamil.
Ainda esta noite deitei-a pouco antes das 22h e às 23h ela já estava a chorar... mas fui lá, pus a chucha e ficou mais 2h..
E é assim... no início diziam, "isso são os primeiros 3 meses", como não melhorou começaram a dizer "isso quando ela fizer 1 ano muda" e nada... por isso agora a minha esperança é que mude mesmo aos 3 anos, porque também já ouvi mães que têm filhos com mais de 3 anos que ainda não dormem a noite toda.

A esperança é a última a morrer!

Sem comentários:

Enviar um comentário