terça-feira, 7 de junho de 2016

Alimentação dos pequenotes...

Hoje decidi escrever sobre a alimentação dos nossos pequenotes...

É certo e sabido que a OMS recomenda que os bebés sejam alimentados com leite materno em exclusivo até aos 6 meses de vida. Também é certo que a maioria das mães vão trabalhar após os 5 meses, e por isso antecipam a introdução dos alimentos sólidos.

A minha princesa iniciou os sólidos aos 4 meses.
Como sofria de refluxo gastroesofágico, e apesar de estar a ser alimentada com leite materno, a pediatra decidiu que a introdução dos sólidos iria melhorar o refluxo e diminuir os vómitos e o constante bolsar.

  • 4 meses: a fruta

Eu estava toda entusiasmada, achei que ia ser chegar ali, ela abrir a boca e eu enfiar-lhe colheres seguidas de fruta! Oh meu Deus! Era mesmo uma inocente nestas andanças... A primeira vez que lhe dei a fruta foi um filme... ela não abria a boca, o que entrava voltava a sair "n" vezes, enfim. Deve ter comido 2 colheres, se tanto. As frutas permitidas eram a pêra e maçã, cozidas ou assadas.


  • 4 meses e meio:  a sopa (sem carne)
O mesmo filme, ela comia umas 4 colheres das de sopa.... e a pediatra dizia que ela devia comer aproximadamente 140ml de sopa... ainda assim, comia melhor a sopa que a fruta (estranho, não?!). A base da sopa era batata, cenoura e alho francês, e depois ia alternando um legume de 4 em 4 dias (para ver se ela fazia alguma reacção a algum).



  • 5 meses: a sopa (com carne)

Pouco antes de completar os 5 meses começaram as sopas de carnes. Eram "permitidas" as carnes brancas: frango, peru, coelho e pato. Nunca lhe dei pato. Consegui arranjar frango e coelho caseiro e por isso apostava nessas carnes. Volta e meia também comprava peru. Ela gostava mais da sopa de coelho.


  • 6 meses: papa (sem gluten)
Comecei com as papas não lácteas. Como tinha leite materno congelado, aproveitava para fazer as papas com esse leite. Comprei papa Cerelac, a que dizia "1ª papa". A pediatra deu-me umas amostras desta papa e de uma da Nutribén (8 cereais e mel), mas desta ela não gostou nada.
Nesta altura também introduziu a vitela na sopa. Por estranho que pareça, passou a ser a sopa preferida dela.


  • 8 meses: iogurte
Os primeiros iogurtes que lhe comprei foi os da Nestlé bebé (na embalagem até diz que são indicados a partir dos 6 meses). Não comprei naturais. A pediatra disse que podiam ser de aromas, e que podiam ser estes, ou então os iogolinos. Como os iogolinos não precisam de frio, achei que deviam ter montes de conservantes e por isso não lhe deu muitos destes iogurtes. Ela no início não gostava nada dos iogurtes, o que não me admirou, porque ela também não aprecia leite e isto é tudo da mesma família. Como o intestino dela não funcionava "como um relógio", comecei a dar-lhe os iogurtes Nestlé bebé de cereais. Na minha opinião foi o melhor que fiz. Ela gostava mais destes iogurtes e além disso ajudavam o intestino a funcionar. Infelizmente não eram muito fáceis de encontrar, e já há algum tempo que não os encontro à venda.

  • 9 meses: sopa (com peixe)
Introduzimos a sopa com peixe ao jantar. Os peixes permitidos eram os brancos, magros, e de mar (pescada, linguado, ruivo, cantaril). Confesso que o que mais utilizei foi a pescada. Tentava arranjar fresca, em local de confiança, ou então comprava ultracongelada.

  • 11 meses: iogurte de aromas e ovo
Passou a comer iogurtes de aromas, Danone ou Mimosa. Ela prefere os da Danone. Pode comer os aromas todos das frutas que come. Ela prefere os de manga.
O ovo comecei por pôr-lhe meia clara na sopa e no dia seguinte meia gema. Comia 1 ovo por semana. A pediatra disse que ela tinha de introduzir o ovo antes das vacinas dos 12 meses, por causa da VASPR. Ela detestava (e ainda detesta) ovo, principalmente a clara. Apesar de eu passar tudo na sopa ela tinha um sensor do caraças na boca e virava logo a cara à sopa. Era um filme.
Nesta altura introduziu também o borrego na sopa (ela adora) e os peixes gordos (salmão, robalo, dourada, cavala, sardinha, etc)

  • 13 meses: o resto...
A partir dos 13 meses a médica disse que ela podia comer de quase tudo. Para facilitar, escreveu aquilo que ela não devia comer: chocolate/gloseimas, fritos, carne de porco, marisco, polvo, figos e maracujá.

Este foi o esquema que segui na alimentação da minha princesa. Claro que há pediatras que têm outras ideias. Tenho uma amiga com um filho da mesma idade e que a pediatra já lhe disse que podia comer carne de porco e tudo o que eles comessem.
Eu tento que ela coma da nossa comida, até para se habituar "à hora da refeição", mas tento não dar-lhe fritos, comidas muito picantes e/ou condimentadas. A sopa dela continuo a fazer sem sal, e ela come sem problemas. Enquanto assim for vai continuar a comê-la sem sal. Ela tem tempo de comer sal. É claro que ela agora está mais atenta àquilo que nós comemos e também quer, mas há que gerir o que lhe damos. E na minha opinião também não podemos ser o 8 ou o 80... 

Deixo aqui um link de um site que tem o "plano" de alimentação no 1º ano de vida. É um pouco diferente, mas lá está, "cada cabeça sua sentença!".
Deixo abaixo também uma imagem bastante ilustrativa de um plano de alimentação para bebés até 1 ano (Fonte: https://mulherxxi.wordpress.com/2013/05/07/tabela-de-alimentacao-para-bebes-de-ate-1-ano/)


Sem comentários:

Enviar um comentário